Jornal Correio Popular Notícia




Roubou mas fez …

Data da notícia: 2023-10-18 18:15:02
Foto: Assessoria

Tarde quente de domingo , zona rural de Ji-Paraná, em um típico bar do estradão.
Poente cai ao longe, música sertaneja no ar e a conversa animada dos presentes em torno da única mesa de sinuca , disputada por mãos calejadas da dura vida no campo .

Discutem sobre política, alguns fervorosos aumentam a voz para se fazerem ouvidos :

- Ele rouba mas faz ! diz um…

- Faz para o bolso dele! - responde o outro …

- Pior são estes vereadores que só aparecem por aqui para pedirem votos; alguns se fazem de convidados nos finais de semana, trazem a família inteira para comer o franguinho na panela (que só minha patroa sabe fazer). - Comenta o outro.

- Pois eu tô esperando as eleições para que venham a minha porteira. Vou perguntar onde estavam atuando, porque por aqui só a poeira nos visita. - Responde um senhorzinho de pele queimada com rugas de sabedoria, daquelas pessoas que captaram no olhar a vida como ela é.

Nesta hora, a atenção de todos foi voltada para escutar as palavras deste senhor octogenário, até o som que tocava “ (… ) as águas do São Francisco “ foi desligado :

- Não é de hoje que a zona rural é menosprezada ( sim , ele falou menosprezada!). Possuo lembranças de quando aqui cheguei há 55 anos. Para chegar em Ji-Paraná, nós usávamos burros ou charretes, era um dia de viagem. Atravessávamos pinguelas, às vezes usávamos até barcos no córrego Onça e no Rio Urupá. Carregávamos borracha, bananas, mandiocas , verduras , peixe e o que podíamos para vender no mercado municipal. Supríamos a cidade que crescia.

O tempo passou , a cidade agora tá bonita e com ares de cidade grande . Vi o progresso chegar lá, mas e aqui ?

-Então vou falar um negócio para vocês, não venham me falar que fulano roubou mas fez. É por pensar assim que vocês acabam votando nestes mesmos políticos, eleição após eleição.

-Já ouvi vocês defenderem alguns: “ Ahhhh, mas ele deu camisetas para o time da linha”, “ ahhhh, mas os vereadores fizeram festinha para as crianças”, “ ahhhh, disseram que no ano que vem a estrada sai, estão esperando a época da chuva passar”.

Então respondo a todos vocês:

- Usar camisetas para times, com nome de vereador, deputado, senador é fazer propaganda política gratuita para eles. Deveria ser proibido dinheiro público para estas emendas . Sim, doem camisetas, mas sem nome de políticos .

- Que bom ter festa em homenagem ao Dia das Crianças! Meu filho me mostrou no Zap que havia cartazes ( com nome dos políticos envolvidos ). Eu digo que o dinheiro gasto ali serviria para reforçar a merenda escolar das crianças da linha rural. Em algumas escolas é só o caldo ralo de feijão…

- Esta conversa que estão esperando a época certa para concluir nosso asfalto é conversa para boi dormir e nós sabemos que boi dorme até em pé .

Eu vou morrer por estas bandas sem ver o progresso chegar aqui. Quisesse Deus eu tivesse força ainda para ir reclamar, como fazia semanalmente indo ao INCRA até que abriram esta estrada.

-Agora vejo vocês aqui arrumando desculpas para estes políticos atuais. Lembre-se, o homem do campo só se curva para plantar a semente, a colhemos em pé. Não se curvem a estes políticos, só em pé conseguiremos nossa colheita”.

E com estas palavras, o velho senhor saiu cabisbaixo, sob fortes aplausos de alguns presentes. Pagou pelo seu guaraná em latinha , arrumou o puído chapéu de palha e saiu a pé do estabelecimento. Sua silhueta aos poucos se dissipou na poeira sufocante que da terra seca levantava, como se fosse uma luz de sabedoria que por ali passou...

Fonte: Angela Bretas




Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.